Coordenador : Maristela Soares Lourenço
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390064.2199.50785.23022023
Departamento/Setor: MNS
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Gestores e colaboradores dos Restaurantes públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro que recebem os alunos da Faculdade de Nutrição para o estágio obrigatório da área de alimentação coletiva.
Local de atuação: Restaurantes Institucionais públicos e privados no Estado do Rio de Janeiro
Objetivo
- Quantificar e avaliar os resíduos orgânicos (restos alimentares das bandejas dos usuários dos restaurantes); - Quantificar e avaliar os resíduos orgânicos (pré-preparo de carnes, pré-preparo de hortifrutigranjeiros, sobras das preparações alimentares, restos alimentares das bandejas dos usuários dos restaurantes); - Capacitar os colaboradores dos restaurantes sobre o manejo adequado dos resíduos orgânicos, implementando um intercâmbio de informações técnicas e científicas entre a Universidade Federal Fluminense; - Elaborar material educativo sobre consumo alimentar, desperdício de alimentos, resíduos sólidos e reciclagem; - Divulgar a cartilha elaborada sobre sustentabilidade junto aos clientes, gestores e colaboradores dos restaurantes participantes do projeto; - Promover ações educativas junto aos usuários dos restaurantes utilizando displays nas mesas e banner que contemplem o desperdício de alimentos, a coleta seletiva, 4R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar) com intuito de minimizar o desperdício de alimentos e com isso minimizar os restos alimentares das bandejas dos usuários do RU. - Avaliar as ações educativas ministradas junto aos colaboradores e clientes dos restaurantes; - Possibilitar a interação entre os docentes, discentes da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro, e colaboradores e os clientes dos restaurantes sobre o contexto de sustentabilidade na produção de refeições.
Resumo
Trata-se de um Projeto de Extensão, cuja atividade preponderante é o intercâmbio de informações técnicas e científicas entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a sociedade. Este Projeto de Extensão tem o objetivo de desenvolver ações educativas com conteúdo teórico e prático que será realizado junto aos clientes, colaboradores e nutricionistas de Restaurantes Institucionais que recebem os alunos para estágio obrigatório da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro para cumprimento do estágio obrigatório em Alimentação Coletiva Serão desenvolvidas ações educativas (sustentabilidade, desperdício de alimentos), quantificação de resíduos orgânicos e inorgânicos gerados na produção de refeições e elaboração de proposta de planilhas para controle dos resíduos sólidos gerados na produção de refeições. A proposta do Projeto visa disseminar conceitos de sustentabilidade e educação ambiental sobre os possíveis impactos ambientais negativos em relação aos resíduos orgânicos gerados nos referidos Restaurantes. Serão utilizadas estratégias de sensibilização através de material educativo sobre a geração dos resíduos, desperdício de alimentos , destacando a importância dos 4 R (reduzir, reutilizar, reciclar e repensar). Os resíduos orgânicos do processo de produção de refeições (pré-preparo de carnes e dos hortifrutigranjeiros, as sobras das preparações alimentares, e restos alimentares das bandejas dos usuários) deveriam ter manejo adequado, caso contrário, podem provocar danos ao meio ambiente, comprometer a saúde e o bem-estar da população. Neste sentido, no projeto terá a distribuição das planilhas e da cartilha elaborada pela CEAX sobre os temas abordados no projeto. Cabe ressaltar que sustentabilidade deve estar inserida na gestão do processo produtivo de refeições